top of page
456-removebg-preview (1).png
Eduardo Duarte

O segredo da vida em sociedade

“Se eu sou o que tenho e perco o que tenho, quem sou eu, então?” (Erich Fromm)


Não é novidade pra ninguém que vivemos em uma sociedade que valoriza o ter em detrimento do ser. Roupas, viagens, bens, diplomas, likes, views, filtros... há muitas formas de nos sentirmos valorizados ou amados.


Mas, pensando bem: o que te define, realmente? Quem é você? O que te diferencia de todos os outros seres humanos na Terra?


É por isso que considero essa frase do Erich Fromm fantástica e atemporal. Se o que me define é o que tenho o que sobra quando perco isso? Deixo de ser eu? Perco minha essência, meu propósito, minha individualidade?


Sim, somos fruto do sistema capitalista, portanto não é à toa que o ato de consumir possa se tornar central em nossas vidas. Consumi…

Quando eu estava no 1º ano de Psicologia lembro que o professor de Antropologia disse pra turma: "pra vocês, psicólogos, nunca vai faltar trabalho porque a sociedade é uma fábrica de doentes".


Essa frase continua ressoando na minha mente. Além de todas as dificuldades internas que enfrentamos; além do desafio de nos tornarmos sujeitos, de nos relacionarmos com nossos cuidadores, ainda temos que encarar todos os percalços que a própria sociedade nos impõe.


Como a sociedade nos adoece? Através de cobranças exageradas, padrões inalcançáveis, comparações injustas com os nossos semelhantes. Através da desigualdade social, do favorecimento aos mais ricos e poderosos, da constatação que nem sempre quem mais se esforça é quem alcança.


Aos poucos, as injustiças, as maldades, os preconceitos, os maus exemplos nos atravessam, nos adoecem e até mesmo contaminam a vontade de viver. Nessas horas, os recursos internos que desenvolvemos ao longo da vida e uma rede de apoio presente fazem toda a diferença. Talvez seja necessário nos reconectarmos aos nossos valores mais caros, reencontrarmos nossos sentidos de vida e ajustarmos o foco para enxergar o que é bom, valioso, o que vale a pena lutar e viver.


Se por um lado a sociedade é uma fábrica de doentes por outro lado ela também está cheia de pessoas que querem fazer o bem e que acreditam que podemos construir um lugar mais saudável e mais feliz pra todos nós. Vale a pena focar no remédio ao invés de aceitar a doença.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page